EDITAL FOMENTO CULTSP – PNAB Nº 29/2024 MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo torna público este chamamento público para a seleção de projetos para a MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS, em observância à Lei nº 14.903/2024 e à Lei Federal nº 14.399/2022, bem como a toda legislação complementar relacionada e às condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

 

O conjunto de mecanismos do Fomento Estadual de São Paulo, denominado FOMENTO CULTSP, é composto pelos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC), instituído pela Lei Estadual nº 12.268/2006, e pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regida pela Lei Federal nº 14.399/2022, pela Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 80/2023, pelos Decretos Federais nº 11.453/2023 e nº 11.740/2023, e pela Instrução Normativa MINC nº 10/2023, observando-se ainda a Lei nº 14.903/2024.

  • Poderá se inscrever neste Chamamento Público:
    • Proponente Pessoa Jurídica que comprove sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição neste Edital, e que tenha como objetivo a realização de atividades artísticas e/ou culturais.
    • Proponente Pessoa Física, maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição neste Edital, que comprove domicílio/residência há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição deste Edital, incluindo representantes de grupo ou coletivo sem constituição jurídica.

Para mais informações, consulte o edital na íntegra.

  • O valor total de recursos para este Edital será de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais)

 

  • O valor disponibilizado para cada projeto selecionado será de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
  • Período de inscrição: a partir do dia 24 de julho de 2024 até às 23:59:59 (horário de Brasília) do dia 23 de agosto de 2024.
  • A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente no sistema de inscrição, por meio do site: www.fomento.sp.gov.br.
  • Leia todo o regulamento do Edital antes de se inscrever.
  • Seja objetivo e claro na descrição do seu projeto e envie todos os documentos, conforme o regulamento do Edital.
  • Não deixe para a última hora e faça um check list, pois após o envio da inscrição não é possível alterar as informações.

LEITURA DO EDITAL NA ÍNTEGRA COM FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

Divs de Abre e Fecha

EDITAL FOMENTO CULTSP PNAB Nº 29/2024  
MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS  
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo torna público  
este chamamento público para a seleção de projetos para a MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE  
BIBLIOTECAS, em observância à Lei nº 14.903/2024 e à Lei Federal nº 14.399/2022, bem como a toda  
legislação complementar relacionada e às condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.  
O conjunto de mecanismos do Fomento Estadual de São Paulo, denominado FOMENTO CULTSP, é  
composto pelos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC), instituído pela Lei Estadual nº 12.268/2006, e  
pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regida pela Lei Federal nº  
14.399/2022, pela Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 80/2023, pelos Decretos Federais nº  
11.453/2023 e nº 11.740/2023, e pela Instrução Normativa MINC nº 10/2023, observando-se ainda a Lei nº  
14.903/2024.  
1. OBJETO DESTE CHAMAMENTO PÚBLICO  
1.1. O presente Edital tem por finalidade apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto um Plano de  
Atividades para a manutenção e modernização de bibliotecas, realizados por proponentes sediados ou  
domiciliados no Estado de São Paulo com, no mínimo, 02 (dois) anos de atividade.  
2. DEFINIÇÕES  
2.1. Para os efeitos deste Edital, entende-se por:  
a) Plano de atividades: Refere-se ao plano de trabalho de 18 (dezoito) meses, que deve ser elaborado  
pelo proponente com base nas necessidades e interesses da biblioteca, para manutenção e  
modernização dos espaços e das atividades. Ele deve incluir objetivos, descrição das atividades,  
cronograma, orçamento e medidas de democratização.  
b) Modernização de Espaços: Ações essenciais para a manutenção e melhoria dos espaços físicos  
das bibliotecas de acesso público integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São  
Paulo (SisEB). As ações previstas são:  
Requalificação: mudanças estruturais e estéticas na biblioteca, incluindo reparos gerais, renovação  
de móveis e equipamentos, melhorias na iluminação, pintura e aquisição de novos materiais para  
melhorar o ambiente físico.  
1
Ampliação: expansão de coleções, aumento de estantes para mais livros e periódicos, e melhorias  
de acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.  
Atualização: modernização do acervo e serviços da biblioteca, como sistemas de gerenciamento  
informatizados, Wi-Fi, computadores públicos, e-books, realidade aumentada ou virtual, e aquisição  
de materiais culturais (livros, periódicos, jogos educativos, materiais cartográficos, CDs, DVDs, obras  
de referência) para ações culturais/literárias, visando uma relação significativa com a comunidade.  
Acessibilidade: adaptação dos espaços para garantir acesso pleno a pessoas com deficiência ou  
mobilidade reduzida.  
c) Manutenção de Atividades: Ações de Produção e Realização de Incentivo à Leitura que envolvem  
uma série de eventos compondo um programa de atividades em bibliotecas públicas do Sistema  
Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), com o objetivo de estimular o interesse pela  
cultura literária. As ações previstas são:  
Contação de histórias: Sessões onde narradores apresentam histórias para o público.  
Leituras públicas/dramáticas dirigidas: Apresentações de leituras de obras literárias, muitas vezes  
interpretadas por atores.  
Atividades interdisciplinares: Eventos que integram a literatura com outras formas de arte, como  
teatro, dança, cinema, música, artes visuais e circo.  
Clubes de leitura e debates: Encontros para discussão de livros, movimentos literários, autores e  
obras, promovendo debates temáticos e trocas de ideias entre os participantes.  
d) Biblioteca de acesso público integrante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São  
Paulo (SisEB): são consideradas as seguintes tipologias de biblioteca: pública, comunitária,  
universitária/acadêmica, escolar, sala de leitura, especializada, centro de referência. A biblioteca  
deve estar cadastrada na Plataforma Bibliotecas Paulistas, com os dados atualizados de 2023  
c) Portfólio: documento que atesta projetos já concluídos, mostras de trabalhos e experiências  
artísticas relevantes, composto por currículo, fotos, folders, publicações, entre outros itens que  
demonstram a trajetória e as realizações do profissional.  
d) Projeto: formalização da proposta por meio de informações e documentos apresentados à Secretaria  
da Cultura, Economia e Indústria Criativas.  
e) Proponente: A pessoa jurídica, pessoa física ou representante de grupo coletivo, que inscreve  
projeto neste Edital e que assume a responsabilidade legal junto à Secretaria da Cultura, Economia e  
Indústria Criativas pelo projeto, ou seja, por sua inscrição, execução e conclusão.  
f) Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas: Órgão do Governo do Estado de São  
Paulo responsável por este Edital, denominado simplesmente Secretaria.  
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3. VALOR DISPONIBILIZADO  
3.1. O valor total de recursos para este Edital será de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais)  
3.2. O valor disponibilizado para cada projeto selecionado será de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).  
PROJETOS  
VALOR DO PROJETO  
PERFIL DO PROPONENTE  
SELECIONADOS  
40  
R$ 300.000,00  
Pessoa Jurídica e Pessoa Física  
3.3. De acordo com o Item 5 deste Edital, dentre os 40 (quarenta) projetos selecionados, pelo menos 10  
(dez) projetos serão de proponentes autodeclarados pessoas negras, 04 (quatro) projetos serão de  
proponentes autodeclarados pessoa indígena e 02 (dois) projetos serão de proponentes  
reconhecidos como Pessoa Com Deficiência.  
3.3.1. Será considerada a porcentagem prevista no item 6 bem como o disposto no item 13.8.  
CATEGORIA  
Ampla Concorrência  
Pessoas Negras  
VAGAS  
24  
10  
4
Pessoas Indígenas  
Pessoas com Deficiência  
2
3.4. Os recursos financeiros serão liberados em parcela única correspondente ao valor integral do apoio  
financeiro concedido a cada projeto selecionado.  
3.5. Após a seleção dos projetos, havendo recursos remanescentes do Edital e não havendo projetos  
que se enquadrem no previsto no item 5.1 e 6.3, tais recursos poderão ser destinados a outros  
projetos, de acordo com a ordem de classificação, hipótese em que não mais será necessária a  
observância do previsto no item 5.1 e 6.3.  
3.6. Caso não haja projetos selecionados suficientes, caberá à Secretaria da Cultura, Economia e  
Indústria Criativas a decisão de remanejar os recursos remanescentes deste Edital para outros  
editais desta Secretaria.  
3.7. O valor citado no item 3.1 poderá ser suplementado.  
3
3.7.1. Caso haja ampliação da dotação orçamentária ou acréscimo de outras fontes de recursos, os  
projetos serão convocados de acordo com a ordem de classificação, respeitando os critérios de  
desempate dispostos nos itens 13.8, e o estabelecido no item 5.1, e, hipótese em que não mais  
será necessária a observância do previsto no item 6.3.  
4. PARTICIPAÇÃO  
4.1. Poderá se inscrever neste chamamento público:  
a) Proponente Pessoa Jurídica que comprove sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado  
de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição neste Edital, e que tenha como objetivo  
a realização de atividades artísticas e/ou culturais.  
1)  
2)  
Em caso de proponente Microempreendedor Individual MEI deverá ter uma atividade  
artística e/ou cultural como atividade principal ou secundária devidamente demonstrada no  
Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. O proponente deverá comprovar  
em seu Certificado o CNAE compatível com atividades artísticas e/ou culturais.  
Em caso de proponente Cooperativa, deverá também:  
- Atestar que o cooperado inscrito (interveniente/anuente) possui vínculo com a  
Cooperativa.  
- Na hipótese de inscrição de projeto de acordo com o previsto no item 6.2, declarar  
que o cooperado possui domicílio fora da Capital do Estado de São Paulo.  
- Atender o Artigo 1º, parágrafo 2º, do Decreto Estadual nº 55.938/2010, alterado  
pelo Decreto nº 57.159/2011.  
- Atender ao Artigo 107 da Lei Federal nº 5.764/1971 que dispõe sobre o registro da  
Cooperativa perante a entidade estadual da Organização das Cooperativas  
Brasileiras.  
b) Proponente Pessoa Física, maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição neste Edital, que  
comprove domicílio/residência há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do  
último dia do período de inscrição deste Edital, incluindo representantes de grupo ou coletivo sem  
constituição jurídica.  
4.2. É vedada a inscrição de projeto:  
a) Cujo proponente seja servidor ou tenha em sua composição societária ou quadro de dirigentes  
servidores da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.  
b) Que tenha a mesma etapa e/ou fase executada por meio de recursos de Programas que compõe o  
Fomento Estadual como o Programa de Ação Cultural ProAC (Direto, Editais, ICMS ou Municípios)  
e Leis Federais (Lei Aldir Blanc, Lei n° 14.017/2020 ou Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº  
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195/2022 e no Decreto Federal nº 11.525/2023) ou quaisquer outros recursos da Administração  
Direta e Indireta do Governo do Estado de São Paulo.  
c) Apresentado de forma fragmentada ou parcelada ainda que por proponentes diferentes.  
i.  
Configura-se fragmentação ou parcelamento do projeto quando, cumulativamente, ocorrem  
pelo menos 02 (duas) ou mais das características abaixo:  
1 Cronograma de realização coincidente, com atividades simultâneas;  
2 Estratégia de comunicação integrada;  
3 Atividades previstas em um projeto que é decorrente de outro já aprovado no Fomento  
Estadual  
4 Utilização de mesma equipe técnica e/ou administrativa;  
5 Temática artístico-cultural compartilhada, aparentando assim estar sob um projeto único  
e maior;  
6 Proponentes que guardem relação profissional entre si ou com outro proponente e as  
ações desenvolvidas nos dois projetos beneficiem um ao outro.  
c) Cujo proponente esteja diretamente envolvido nas seguintes etapas que integram a fase de  
planejamento ou de processamento do chamamento público, nos termos dos artigos 8º e 9º da Lei  
Federal nº. 14.903/2024:  
1) De proposição técnica da minuta de edital;  
2) Da análise de propostas pela Comissão de Seleção; e  
3) De recebimento e julgamento dos recursos.  
d) Estão impedidos também de inscrever projetos o cônjuge, o companheiro e o parente em linha reta,  
colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, dos servidores e membros das comissões que tenham  
atuado nas etapas descritas na alínea “c” deste subitem 4.2.  
5. DAS POLÍTICAS DE COTAS OU RESERVA DE VAGAS  
5.1. Conforme disposto no Artigo 6º da Instrução Normativa MINC nº 10/2023, que trata o Decreto nº  
11740/2023 e que regulamenta a Lei nº. 14399/2022, ficam garantidas cotas neste Edital de no  
mínimo 25% para projetos cujos proponentes sejam pessoas negras (pretas ou pardas), 10% para  
projetos cujos proponentes sejam pessoas indígenas e 5% para projetos cujos proponentes sejam  
pessoas com deficiência.  
5.1.1. Os proponentes que optarem pelas cotas e atingirem nota suficiente para se classificar no  
número de vagas oferecidas para ampla concorrência não ocuparão as vagas destinadas para  
o preenchimento das cotas.  
5
5.1.2. Em caso de desistência de optantes aprovados nas cotas, a vaga não preenchida deverá ser  
ocupada por pessoa que concorreu às cotas de acordo com a ordem de classificação.  
5.1.3. No caso de não existirem propostas aptas em número suficiente para o cumprimento de uma  
das categorias de cotas previstas na seleção, o número de vagas restantes deverá ser  
destinado inicialmente para a outra categoria de cotas, na ordem estabelecida no item 5.1, de  
acordo com a ordem de classificação.  
5.1.4. Caso não haja outra categoria de cotas de que trata o item 5.1, as vagas não preenchidas  
deverão ser direcionadas para a ampla concorrência, sendo os demais candidatos  
selecionados de acordo com a ordem de classificação.  
5.2. Para concorrer às reservas de vaga, os proponentes deverão autodeclarar-se no momento da  
inscrição, de acordo com o anexo I, II e III.  
5.2.1. A autodeclaração do proponente goza de presunção de veracidade, podendo a Secretaria  
estabelecer procedimentos complementares, se julgar necessário.  
5.3. No caso de proponente pessoa jurídica e/ou pessoa física, representante de grupo ou coletivo sem  
constituição jurídica, as reservas de vagas mencionadas no item 5.1 devem ser aplicadas a este  
Edital, considerando, de forma isolada ou cumulativa, ao menos um dos elementos a seguir, de  
acordo com anexo III:  
a) Pessoas jurídicas que possuem quadro societário majoritariamente composto por pessoas negras,  
indígenas ou com deficiência;  
b) Pessoas jurídicas ou grupos e coletivos sem constituição jurídica que possuam pessoas negras,  
indígenas ou com deficiência em posições de liderança no projeto cultural;  
c) Pessoas jurídicas ou coletivos sem constituição jurídica que possuam equipe do projeto cultural  
majoritariamente composta por pessoas negras, indígenas ou com deficiência; e  
d) Outras formas de composição que garantam o protagonismo de pessoas negras, indígenas ou com  
deficiência na pessoa jurídica ou no grupo e coletivo sem personalidade jurídica.  
5.4. As pessoas físicas, que compõem a equipe da pessoa jurídica e o grupo ou coletivo sem  
constituição jurídica devem se submeter aos regramentos descritos subitem 5.2.  
5.5. No caso do item 5.1, se o número de vagas reservadas for fracionado, será arredondado para o  
próximo número inteiro em caso de fração igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), ou para o número  
inteiro imediatamente inferior, caso a fração seja menor que 0,5 (cinco décimos).  
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6. FOMENTO AOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR E LITORAL  
6.1. O Fomento ao Interior e Litoral objetiva garantir que sejam contemplados projetos de proponentes  
do interior e litoral do Estado de São Paulo, promovendo a descentralização e a democratização do  
acesso aos recursos.  
6.2. Serão considerados proponentes do Interior e Litoral aqueles com sede (Pessoa Jurídica) ou  
domicílio (Pessoa Física, representante de Grupo ou Coletivo sem constituição jurídica e cooperado,  
no caso de Cooperativa) em municípios do Estado de São Paulo que não sejam a capital.  
6.2.1. Será verificada a sede (Pessoa Jurídica) ou domicílio (Pessoa Física, representante de Grupo  
ou Coletivo sem constituição jurídica e cooperado, no caso de Cooperativas) em municípios do  
Estado de São Paulo que não seja a capital, em consonância com o endereço cadastrado no  
sistema, a ser comprovado por meio da documentação.  
6.3. No mínimo 60% (sessenta por cento) dos projetos escolhidos pela Comissão de Seleção serão de  
proponentes que têm sede (Pessoa Jurídica) ou domicílio (Pessoa Física e cooperado, no caso de  
Cooperativas) em municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo, exceto a Capital.  
6.3.1. A porcentagem de que trata o item 6.3 não será considerada na relação de projetos suplentes.  
6.3.2. Após o preenchimento das cotas mencionadas no item 5.1, caso não haja proponentes que se  
enquadrem no Fomento aos municípios do Interior e Litoral, a porcentagem prevista no item 6.3  
poderá ser reduzida.  
6.3.3. Os demais projetos de proponentes do Interior, Litoral e Capital serão selecionados de acordo  
com a ordem de classificação.  
6.3.4. No caso do item 6.3, se o número de vagas reservadas for fracionado, será arredondado para  
o próximo número inteiro em caso de fração igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), ou para o  
número inteiro imediatamente inferior, caso a fração seja menor que 0,5 (cinco décimos).  
7. PARA INSCRIÇÃO  
7.1. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente no sistema de inscrição, por meio do  
7
7.2. Período de inscrição: a partir do dia 24 de julho de 2024 até às 23:59:59 (horário de Brasília) do dia  
23 de agosto de 2024.  
7.3. Cada proponente ou cooperado (no caso de Cooperativa) poderá inscrever 01 (um) projeto neste  
Edital.  
7.3.1. Caso haja duas ou mais inscrições de um mesmo projeto, ainda que por proponentes distintos,  
será considerada apenas a última efetuada, sendo esta identificada pelo sistema de inscrição  
pela data e hora de envio da inscrição.  
7.4. A inscrição do proponente implica na prévia e integral concordância com as normas deste Edital.  
7.5. Após a finalização do período de inscrição, não será permitido alterar o proponente, o projeto e seu  
objeto de realização.  
7.6. Não será permitido excluir um projeto, depois de gerado o “Número de Inscrição de Envio”.  
7.7. Será nula a inscrição de proponente que, por qualquer meio, faça uso de informações ou documento  
falso para inscrição, ou oculte informação ou fato a ela relevante, sem prejuízo das sanções judiciais  
cabíveis.  
7.8. A Secretaria não se responsabiliza por falha na inscrição ou no envio de documentos por meio do  
sistema, quaisquer que sejam as razões, cabendo ao proponente diligenciar os atos em tempo hábil,  
e na forma prevista no Edital.  
7.9. A inscrição compreende o envio de toda documentação de Projeto, conforme itens a seguir:  
8. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO  
8.1. PROJETO:  
a) Apresentação Resumida do Projeto  
Descrição objetiva do que o proponente vai realizar no projeto  
A apresentação também pode ser acrescida de um vídeo explicativo do projeto.  
b) Relevância e Pertinência  
Descreva a importância do seu projeto e como ele contribui para o cenário cultural apresentando  
seus objetivos e justificativas.  
c) Descrição Detalhada Das Ações/Atividades.  
Detalhamento do que será entregue com a execução do projeto.  
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a. Quando a proposta objetivar um produto artístico, indicar o conteúdo apresentando esboços,  
ilustrações e outras informações pertinentes.  
b. Expectativa da quantidade de público alcançado com o projeto  
d) Perfil De Público-Alvo  
Descrição do público que se espera atingir com o projeto.  
e) Classificação Indicativa  
Faixa etária recomendada para o conteúdo do projeto.  
f) Histórico da Biblioteca  
g) Indicar município sede da Biblioteca.  
Indicação da localização do imóvel.  
h) Plano De Divulgação  
Estratégia de divulgação, distribuição e promoção do projeto.  
i) Cronograma De Execução  
Apresentação detalhada das etapas do projeto, com prazos específicos para cada fase.  
j) Planilha Orçamentária (conforme modelo de planilha disponibilizada no sistema)  
Descrição dos custos e como os recursos serão alocados.  
k) Portfólio Completo Do Proponente  
Que é composto de currículo, fotos, matérias divulgadas, histórico de atuação etc. juntamente com o  
portfólio do grupo ou coletivo que representa se for o caso.  
l) Ficha Técnica  
Ficha técnica com a relação dos integrantes, incluindo a identificação do CPF e a descrição da(s)  
função(ões) no projeto.  
m) Portfólio Dos Principais Integrantes  
Portfólio de 03 (três) dos principais integrantes do projeto que comprovem experiência na função a  
ser desempenhada.  
n) Proposta Detalhada Do Plano De Democratização  
Plano de ações estratégicas para assegurar o acesso amplo do público ao projeto, de acordo com o  
objeto deste Edital.  
o) Proposta Detalhada Do Plano De Acessibilidade  
Medidas para garantir a acessibilidade do projeto de acordo com o objeto deste Edital.  
p) Anexos:  
a. Termos de Participação assinados pelos principais integrantes do projeto.  
b. Informações adicionais, caso haja.  
8.1.1.Caso algum item obrigatório não seja enviado, o projeto será desclassificado da respectiva fase  
pela Comissão.  
8.1.2. O projeto deverá apresentar valor fixo igual ao determinado para cada um conforme definidos  
no item 3.  
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8.1.3. O projeto que apresentar orçamento maior do que o previsto neste Edital deverá  
obrigatoriamente especificar as fontes complementares de recursos em planilha orçamentária  
detalhada no sistema.  
8.1.4. O proponente deverá usar os recursos recebidos preferencialmente para custear despesas  
realizadas no Estado de São Paulo sempre observando os valores praticados no mercado e/ou  
referências de custos de serviços das suas categorias.  
8.1.5. Em caso de compra de equipamento de qualquer natureza, relacionada ao projeto, deverá ser  
expressamente justificado o motivo da compra e o destino do equipamento adquirido após a  
conclusão do projeto.  
8.1.6. O prazo para realização de todas as ações do projeto consiste em até 12 (doze) meses a  
contar da data de depósito do aporte.  
9. MEDIDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO  
9.1. Entende-se como medidas de democratização a oferta de um conjunto de ações visando garantir o  
mais amplo acesso da população em geral ao produto cultural gerado, objetivando com isso a  
descentralização e/ou garantia da universalização do benefício ao cidadão, sempre em  
consideração ao interesse público e a democratização do acesso aos bens culturais resultantes. O  
projeto deverá incluir as seguintes medidas de democratização:  
a) Participação em ações e programas desta Secretaria - ligados ao Sistema Estadual de Bibliotecas  
Públicas de São Paulo (SisEB), com atividade cultural viabilizada a partir deste Concurso, caso haja.  
A definição dessa participação será feita posteriormente, de acordo com a disponibilidade do  
proponente e interesse da Secretaria. Não se afigurando viável a participação em ações e programas  
da Pasta, poderá o proponente, realizar a atividade em um espaço cultural preferencialmente da  
administração pública estadual ou municipal.  
b) Ação Formativa Realização de uma atividade prática de formação, alinhada com a atividade de  
incentivo ao livro e leitura desenvolvida pelo proponente. A atividade indicada no ato da inscrição  
deverá ser estruturada conforme a abordagem educacional do projeto apresentado. A atividade será  
aberta ao público e gratuita, com um foco especial em populações menos assistidas ou excluídas  
devido a condições socioeconômicas, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, local de residência e  
ocupação.  
10. GARANTIA DE ACESSIBILIDADE  
10  
10.1.  
O projeto deve oferecer medidas de acessibilidade de acordo com as características dos  
produtos resultantes do objeto sendo arquitetônica, comunicacional e atitudinal, nos termos do  
disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com  
Deficiência).  
10.1.1 Para efeito de atendimento a este Edital, são consideradas medidas de acessibilidade:  
a) Arquitetônica: no caso de ações presenciais, rotas acessíveis, espaço de manobra para  
cadeira de rodas, inclusive em palcos e camarins, piso tátil, rampas, elevadores adequados,  
corrimãos e guarda-corpos, banheiros adaptados, vagas de estacionamento, assentos para  
pessoas obesas, com mobilidade reduzida e idosas, iluminação adequada, e demais recursos  
que permitam o acesso.  
b) Comunicacional: Língua Brasileira de Sinais - Libras, sistema Braille, sinalização ou  
comunicação tátil, audiodescrição, legendas, linguagem simples, textos adaptados para  
software de leitor de tela, e demais recursos que permitam uma comunicação acessível.  
c) Atitudinal: capacitação de equipes, contratação de profissionais com deficiência, formação e  
sensibilização de agentes culturais, e outras medidas que visem à eliminação de atitudes  
capacitistas.  
Parágrafo único. Os recursos para medidas de acessibilidade devem estar previstos nos custos do  
projeto, desde a sua concepção, sendo as mesmas ações previstas no presente Edital.  
11. SOBRE AS COMISSÕES  
11.1. O projeto será analisado pela Comissão de Seleção de Projetos.  
11.2. A Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas nomeará a Comissão de Seleção dos  
Projetos nos termos de Resolução, cuja composição será tornada pública após o resultado final.  
11.3. A documentação de habilitação será analisada pela Comissão de Análise de Documentação.  
11.4. A Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas nomeará a Comissão de Análise da  
Documentação, composta por servidores da Secretaria, a qual terá a atribuição de examinar e  
decidir sobre a adequação da documentação apresentada em face das exigências do Edital.  
11  
11.5. Não poderão integrar as Comissões de Seleção:  
1- Pessoas ligadas aos projetos inscritos neste Edital, bem como seus cônjuges ou parentes até o  
terceiro grau.  
2- Representantes de entidades artísticas e seus indicados que sejam proponentes neste Edital  
11.5.1. Verificadas quaisquer das situações descritas no subitem 11.5, o proponente e/ou o membro  
da Comissão de Seleção será(ão) notificado(s), incorrendo:  
a) Na substituição do membro da Comissão de Seleção, caso a ocorrência se dê no período de análise  
dos projetos, a critério da Secretaria.  
b) Na exclusão do projeto, a qualquer tempo, caso a ocorrência se dê após a seleção dos projetos,  
sendo que, na hipótese de ter recebido qualquer recurso, o contrato será rescindido unilateralmente,  
com a consequente necessidade de devolução dos valores recebidos da Secretaria, com os  
acréscimos legais.  
11.6. A Comissão de Seleção é soberana e têm autonomia para a análise técnica e para decisão  
quanto aos projetos apresentados, inclusive para desclassificar projetos que não atendam aos  
requisitos mínimos exigidos neste Edital.  
11.7. A composição das Comissões será divulgada após a publicação do Resultado Final.  
12. FASES  
12.1. O Edital será composto pelas seguintes fases:  
FASE 1: SELEÇÃO (Eliminatória e Classificatória)  
1.1 Recurso/ Contrarrazão  
FASE 2: DOCUMENTAÇÃO HABILITAÇÃO (Eliminatória)  
2.1 Envio de Documentos de Proponente  
2.2 Saneamento de Falhas  
2.3 Recurso  
FASE 3: DOCUMENTAÇÃO PARA ASSINATURA DO TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL  
3.1 Envio da Documentação de Contratação  
3.2 Complementação da Documentação  
3.3 Assinatura do Termo de Execução Cultural  
12  
FASE 4: HOMOLOGAÇÃO E RESULTADO FINAL  
13. FASE 1: SELEÇÃO  
13.1. Após o encerramento das inscrições, a lista de projetos inscritos será publicada e encaminhada  
para a Comissão de Seleção.  
13.2. A fase de seleção é eliminatória e classificatória, devendo o proponente enviar no momento da  
inscrição todos os itens solicitados.  
13.3. Os projetos inscritos serão encaminhados à Comissão de Seleção de Projetos, que, no prazo  
aproximado de 15 (quinze) dias corridos do recebimento, analisará e atribuirá a pontuação  
correspondente, considerando o disposto no Edital.  
13.3.1. O prazo de 15 (quinze) dias poderá ser alterado, a critério da Administração.  
13.4. Será elaborada lista de classificação, de acordo com os critérios a seguir:  
CRITÉRIO  
DESCRIÇÃO  
PONTUAÇÃO (0 A 10)  
a) Qualidade  
Artística e  
Relevância  
Cultural  
0: Projeto sem relevância artística e  
cultural  
Avalia a qualidade artística e a relevância cultural do projeto,  
considerando a inovação, criatividade e contribuição para a  
diversidade cultural.  
10: Projeto de alta qualidade  
relevância artística e cultural  
e
0: Orçamento inadequado  
financeiramente  
e
inviável  
b) Viabilidade  
Financeira e  
Orçamentária  
Avalia a adequação do orçamento, a viabilidade financeira do  
projeto e a pertinência do cronograma apresentado, garantindo  
recursos suficientes e bem distribuídos.  
10: Orçamento bem planejado  
financeiramente viável  
e
0:  
Proponentes  
sem  
experiência  
c) Experiência e Avalia o portfólio do proponente e integrantes da equipe,  
relevante  
Qualificação da  
Equipe  
qualificações e experiências necessárias para a execução do  
projeto.  
10: Proponentes com ampla experiência  
e portfólio sólido  
0: Público restrito  
alcance insuficientes  
10: Público amplo  
alcance eficientes  
e
estratégias de  
d) Alcance e  
Avalia o número de pessoas que o projeto atingirá, incluindo  
Democratização estratégias claras e eficientes de formação de público, promoção  
e
estratégias de  
do Projeto  
e acesso à cultura.  
0:  
Nenhum  
10: Alto impacto cultural, beneficiando  
amplamente comunidade,  
impacto  
cultural  
Avalia o impacto do projeto em promover a cultura, beneficiar a  
sociedade, educar, conscientizar e incentivar a diversidade  
cultural, bem como sua capacidade de sustentar essas  
atividades a longo prazo.  
e) Impacto Cultural  
a
promovendo ações significativas  
sustentáveis a longo prazo.  
e
13  
13.5. A nota individual de cada membro da Comissão de Seleção será definida pelo cálculo da média  
aritmética das notas de todos os critérios.  
13.6.  
A nota do projeto será definida pelo resultado da média aritmética das notas atribuídas por  
cada um dos membros da Comissão de Seleção que tiverem analisado os projetos inscritos, sendo  
obrigatória a análise de pelo menos 5 membros. A nota mais baixa e a mais alta atribuídas ao  
projeto serão excluídas antes do cálculo da média final.  
13.7. Serão considerados não selecionados os projetos que apresentarem nota final inferior a 6,00  
(seis).  
13.8. Havendo empate na totalização dos pontos, o desempate beneficiará o(a) candidato(a) que tenha  
apresentado sucessivamente:  
a) Maior pontuação no critério A;  
b) Maior pontuação no critério C;  
c) Maior pontuação no critério D.  
d) Maior pontuação no critério E;  
e) Maior pontuação no critério B.  
f) Idade mais elevada do responsável legal (em caso de pessoa jurídica); e proponente (em caso  
de pessoa física).  
13.9. Serão classificados para a Fase 2 os projetos selecionados e suplentes com maior pontuação,  
aplicados os Itens 5 e 6, obedecendo à quantidade estabelecida no item 3.  
13.10. O mesmo projeto, sendo inscrito pelo mesmo proponente ou por proponentes diferentes, com  
objeto idêntico ou semelhante, não poderá ser contemplado em mais de 01 (um) Edital.  
13.11.  
O proponente pessoa jurídica (responsável legal) poderá ser contemplado com até 02 (dois)  
projetos distintos em todos os Editais que compõem o Fomento Estadual, (Lei n.º 12268/2006 e Lei  
Federal n.º 14399/2022), enquanto o proponente pessoa física ou cooperado poderá ser  
contemplado com 01 (um) projeto em todos os Editais que compõem o Fomento Estadual - (Lei  
12268/2006 e Lei Federal n.º 14399/2022). Se for selecionado em mais editais do que o previsto,  
com projetos diferentes, o proponente deverá informar com qual(is) projeto(s) deseja seguir.  
14  
13.12. Não havendo manifestação no prazo de até 3 (três) dias por parte do proponente no tocante ao  
item 13.11, a assinatura do Termo de Execução Cultural seguirá a ordem dos dois primeiros  
projetos convocados à assinatura.  
13.13. Se o proponente for contemplado com mais projetos do que o permitido no item 13.11 e, depois,  
for contemplado em outro edital, ele poderá escolher seguir com o projeto mais recente. Nesse  
caso, o proponente deverá desistir de um dos projetos anteriores, e devolver o recurso recebido,  
com os rendimentos, para a Secretaria no prazo de até 15 (quinze) dias corridos.  
13.14. Caso seja comprovado que o mesmo projeto foi contemplado em mais de 01 (um) Edital, o  
proponente será sancionado e os recursos repassados aos 02 (dois) projetos deverão ser  
restituídos ao erário, com os acréscimos legais.  
13.15. Serão divulgadas as notas de todos os projetos, em Ata publicada no D.O.E.  
13.16. Não haverá divulgação de pareceres específicos para cada projeto inscrito.  
13.17. Serão desclassificados os projetos constituídos por conteúdos de propaganda religiosa e política  
e que não se adequem ao objeto deste Edital, incluindo registros de manifestações e eventos  
esportivos, concursos, publicidade, televendas, infomerciais, propaganda política, conteúdo  
audiovisual veiculado em horário eleitoral gratuito, conteúdos jornalísticos e programas de  
auditório ancorados por apresentador.  
14. FASE 2: DOCUMENTAÇÃO E HABILITAÇÃO  
14.1. DOCUMENTAÇÃO DO PROPONENTE:  
14.1.1. DOCUMENTAÇÃO PARA PROPONENTE PESSOA JURÍDICA:  
a) Comprovação de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica CNPJ (cartão CNPJ  
ou documento hábil equivalente válido).  
b) Ato constitutivo: Estatuto ou Contrato Social, devidamente registrado. No caso de inscrição  
de Microempreendedor Individual MEI, o Certificado da Condição de Microempreendedor  
Individual.  
1) A Pessoa Jurídica deverá comprovar no seu ato constitutivo ter como objetivo  
atividades artísticas e/ou culturais e que possui sede ou domicílio há mais de 02  
(dois) anos no Estado de São Paulo.  
15  
2) Em caso de proponente Microempreendedor Individual MEI, o proponente deverá  
comprovar em seu Certificado o CNAE compatível com atividades artísticas e/ou  
culturais e que possui sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de  
São Paulo.  
3) Quando for o caso, apresentar também documentos completos de eleição e posse  
válidas de seus administradores.  
4) Para fins de comprovação da sede ou domicílio há mais de 02 (dois) anos no  
Estado de São Paulo até o último dia do período de inscrição será considerado o  
ato constitutivo em vigor.  
5) Para a aplicação da Política de Fomento ao Interior será verificado a sede (Pessoa  
Juridica) ou domicílio (Pessoa Física e cooperado, no caso de Cooperativas) em  
municípios do Estado de São Paulo que não seja a capital, em consonância com o  
endereço cadastrado no sistema.  
c) Cópia(s) simples do(s) documento(s) de identidade oficial (contendo o número do R.G. com  
foto) e do CPF do proponente ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) legal (is), do(s)  
seu(s) representante(s) legal(is).  
d) No caso de inscrição de Cooperativa, apresentar também:  
1) Ficha de filiação assinada do cooperado responsável pelo projeto, juntamente  
com cópia simples do seu documento de identidade oficial, contendo o número do  
R.G e foto, e cópia simples do CPF do cooperado ou documento de identidade  
que contenha o número do CPF.  
2) Certidão de Regularidade da Cooperativa perante a entidade estadual da  
Organização das Cooperativas Brasileiras, dentro do prazo de validade.  
3)  
Comprovante de endereço de pelo menos 02 (dois) anos atrás, contados até  
último dia de inscrição do Edital.  
4) Comprovante de endereço atual do cooperado, datado dos últimos três meses,  
conforme item 4.  
e) Autodeclaração da Equipe Técnica, caso haja, conforme Anexos I e II, em atenção ao item  
5.4.  
14.1.2. DOCUMENTAÇÃO PARA PROPONENTE PESSOA FÍSICA:  
a) Cópia simples do documento de identidade oficial (contendo o número do R.G. com foto) e  
do CPF do proponente ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  
b) Em caso de Grupos ou Coletivos Sem Constituição Jurídica:  
16  
1) Cópia simples do documento de identidade oficial (contendo o número do  
R.G. com foto) e do CPF do proponente ou Carteira Nacional de Habilitação  
(CNH) da pessoa física indicada como responsável legal.  
2) Declaração de Representação de Grupos ou Coletivos Sem Constituição  
Jurídica, conforme Anexo I V.  
3) Autodeclaração da Equipe Técnica, caso haja, conforme Anexos I e II, em  
atenção ao item 5.4.  
c) Comprovante de endereço de pelo menos 02 (dois) anos atrás, contados até último dia de  
inscrição do Edital, conforme item 4.  
1) Para fins de comprovação de domicílio há mais de 02 (dois) anos no  
Estado de São Paulo até o último dia do período de inscrição.  
a) Comprovante de endereço atual, datado dos últimos três meses, conforme item 4.  
1) Para a aplicação da Política de Fomento ao Interior será o domicílio (Pessoa  
Física e cooperado, no caso de Cooperativas) em municípios do Estado de  
São Paulo que não seja a capital, em consonância com o endereço  
cadastrado no sistema.  
Parágrafo único: O proponente será desclassificado caso se beneficie do Fomento ao Interior e Litoral se  
constatar-se que sua sede/domicílio se situa na capital.  
14.1.2.1.  
Os comprovantes de endereço poderão ser: lançamentos e/ou comunicados de  
tributos municipais, estaduais ou federais; contas de concessionárias de água, luz, gás,  
telefone, celular, cartão de crédito; correspondência bancária; contrato de aluguel; ou  
outro capaz de comprovar o domicílio, a juízo da Administração.  
14.1.2.2.  
Poderão ser aceitos comprovantes de endereços de proponentes que residem com  
parentes até terceiro grau, desde que comprovado o vínculo através de documentações  
como: Cópia simples do documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de  
casamento, certidão de união estável, ou outro capaz de comprovar o parentesco, a juízo  
da Administração.  
14.1.2.3.  
Poderá ser aceita, excepcionalmente, declaração assinada pelo proponente  
afirmando que possui domicílio atual e há mais de 02 (dois) anos no Estado de São  
Paulo, sob as penas da lei, contados do último dia do período de inscrição neste Edital,  
desde que acompanhada de um comprovante relativo ao endereço declarado, incluindo  
comunidade indígena, quilombola, cigana, circense, população nômade e itinerante.  
14.2. A Secretaria convocará os proponentes que tiverem seu projeto selecionado ou suplente para  
entregar a documentação relacionada em Item 14 por meio de publicação de “Convocatória para  
Envio de Documentação de Habilitação”.  
17  
14.3. O proponente terá o prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação no  
D.O.E., para enviar através do sistema de inscrição disponível no site: www.fomento.sp.gov.br, a  
documentação relacionada no item 14, proponente pessoa jurídica ou pessoa física.  
14.4. Serão desconsiderados documentos eventualmente enviados, além daqueles dispostos neste  
Edital.  
14.5. Ao submeter o formulário de inscrição, o proponente se declara ciente que a Secretaria, ou  
terceiros designados por ela, utilizará(ão) suas informações (incluindo dados pessoais) para o  
estritamente necessário à realização deste Edital, aplicando todas as medidas de segurança e  
confidencialidade previstos legalmente.  
14.6. A documentação dos proponentes selecionados e suplentes, constante no item 14.1.1 e 14.1.2,  
será analisada pela Comissão de Análise de Documentação.  
14.7. Será permitido o saneamento de falhas na documentação de que trata o item 14, conforme  
publicação de convocação da Secretaria no Diário Oficial do Estado D.O.E.  
14.8. O saneamento de falhas não altera as condições de participação do proponente nem sua situação  
jurídica, que devem manter-se dentro das disposições previstas neste Edital.  
14.9. Entende-se por saneamento de falhas: envio de documentos faltantes ou reenvio de documentos  
incompletos, de documentos ilegíveis e de documentos sem assinatura, com assinatura fixada  
como imagem ou com prazo de validade vencido.  
14.10. A Comissão de Análise de Documentação convocará os proponentes com documentação faltante  
ou incompleta, por meio do D.O.E., para sanar as eventuais falhas e/ou complementos na  
documentação no prazo de 02 (dois) dias úteis da publicação da convocação no D.O.E.  
14.11. A Comissão de Análise de Documentação poderá convocar os proponentes, por meio do D.O.E.,  
também para o complemento de informações acerca dos documentos já apresentados para  
apuração de fatos existentes à época do lançamento dos editais ou para esclarecimento de  
alguma situação relacionada à documentação apresentada.  
14.12. O saneamento de falhas será feito exclusivamente por meio do sistema de inscrição, no prazo  
concedido, conforme publicação da Comissão de Análise de Documentação no D.O.E.  
18  
14.13. O não atendimento ao saneamento de falhas de forma satisfatória, e no prazo concedido,  
ocasionará na inabilitação do proponente.  
15. FASE 3: DOCUMENTAÇÃO PARA ASSINATURA DO TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL  
15.1. A Secretaria convocará os proponentes habilitados que tiverem seu projeto selecionado para  
entregar a documentação para assinatura do Termo de Execução Cultural por meio de publicação  
de “Convocatória para Envio de Documentação para assinatura do Termo de Execução Cultural”  
no D.O.E., e posterior assinatura de Termo de Execução Cultural por meio de “Convocatória para  
o envio do Termo de Execução Cultural” no D.O.E.  
15.2. O proponente terá o prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação no  
documentação relacionada no item 15.11.1 ou 15.11.2, se proponente pessoa jurídica ou pessoa  
física.  
15.3. Após a análise da documentação, caso seja verificada necessidade de complementação, o  
proponente será notificado e poderá enviar, uma única vez, no prazo máximo de 02 (dois) dias  
úteis a contar da data da publicação do “Comunicado sobre Complemento” no D.O.E, a  
complementação da documentação.  
15.4. Caso o proponente não envie os documentos no prazo estipulado, o projeto não será  
contemplado e será convocado o suplente nos termos do item 16.  
15.5. Após aprovação da documentação, a Secretaria enviará o Termo de Execução Cultural que  
deverá ser assinado por meio do sistema de inscrição pelo cadastro/perfil do proponente no prazo  
máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação da “Convocatória para o envio do  
Termo de Execução Cultural” no D.O.E.  
a) Caso o proponente selecionado não apresente o Termo de Execução Cultural assinado  
no prazo supracitado será convocado o suplente.  
b) Somente será aceita a documentação enviada através do sistema de inscrição pelo  
cadastro/perfil do proponente.  
15.6. A Secretaria poderá por meio de parceria firmada com o Banco do Brasil, realizar a abertura de  
conta corrente em nome do proponente, em agência indicada pelo mesmo, para realização do  
projeto selecionado neste Edital.  
19  
15.7. A Secretaria disponibilizará no momento do envio do Termo de Execução Cultural, via sistema, o  
campo para a indicação de agência bancária do Banco do Brasil (conforme Decretos Estaduais nº  
62.867/2017 e 66.000/2021) para depósito e movimentação exclusivos dos recursos financeiros  
transferidos por esta Secretaria para realização do projeto selecionado neste Edital, que deverá  
ser preenchido no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, a contar da data da publicação do  
Comunicado sobre o envio de Termo de Execução Cultural no D.O.E.  
15.8. Na hipótese de impossibilidade de abertura da conta corrente na agência indicada pelo  
proponente, a Secretaria fará a abertura na agência mais próxima da sede do proponente.  
15.9. A indicação da agência bancária não gera expectativa de direito.  
15.10. O Termo de Execução Cultural será considerado rescindido, caso o proponente não ative em até  
05 (cinco) dias corridos, a contar da notificação, a conta corrente aberta no Banco do Brasil por  
parte desta Secretaria.  
15.11. Na impossibilidade da abertura de conta corrente por parte da Secretaria, caso em que haverá  
um comunicado publicado no D.O.E, caberá ao proponente providenciar a abertura de conta  
corrente em seu nome, vinculada ao seu CNPJ, no caso de pessoa jurídica, ou vinculada ao CPF,  
no caso de pessoa física, e enviar no momento do envio do Termo de Execução Cultural  
assinado, via sistema, declaração indicando o número da conta corrente aberta em nome do  
proponente, de acordo com o anexo VI.  
15.11.1. DOCUMENTAÇÃO PARA PROPONENTE PESSOA JURÍDICA:  
a) Certificado de Regularidade Cadastral de Entidade CRCE, em caso de pessoa jurídica sem  
fins lucrativos, datado do dia do envio da documentação à Secretaria.  
b) Certidão Negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo.  
c) Certidão Negativa de Débitos de Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União.  
d) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.  
e) Certidão de regularidade perante o agente gestor do FGTS.  
f) Consulta de Inscritos do Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e  
Entidades Estaduais do Estado de São Paulo CADIN ESTADUAL, sem pendências  
registradas, datado do dia do envio da documentação à época.  
g) Regularidade em consulta de Sanções Administrativas, datado do dia do envio da  
documentação à Secretaria.  
15.11.2. DOCUMENTAÇÃO PARA PROPONENTE PESSOA FÍSICA, GRUPOS OU COLETIVOS:  
20  
a) Declaração com assinatura original de que não possui inscrição no Cadastro Específico do  
INSS-CEI, caso o proponente não possua CEI, conforme Anexo VII. Caso o proponente possua  
CEI, deverá apresentar Certidão de Regularidade do FGTS-CRF e Certidão Negativa de Débitos  
Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros.  
b) Certidão Negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo.  
c) Certidão Negativa de Débitos de Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União.  
d) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.  
e) Consulta Inscritos do Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e  
Entidades Estaduais do Estado de São Paulo CADIN ESTADUAL, sem pendências  
registradas, datado do dia do envio da documentação  
f) Regularidade em consulta de Sanções Administrativas, datado do dia do envio da  
documentação à Secretaria.  
15.12.Não serão aceitos protocolos de documentos, nem tampouco comprovantes de pagamento de  
dívidas e documentos com prazo de validade vencido.  
15.13.Serão aceitas certidões negativas de débitos ou positivas de débitos com efeitos de negativas.  
15.14.Verificada a regularidade da documentação apresentada, será celebrado o Termo de Execução  
Cultural.  
16. INFORMAÇÕES SOBRE SUPLENTES  
16.1. A convocação de suplente para assinatura de Termo de Execução Cultural poderá ocorrer caso o  
proponente selecionado não apresente a documentação para a assinatura do Termo de Execução  
Cultural no prazo estipulado, conforme item 15.2, ou apresente a documentação contendo  
irregularidades ou ainda, na superveniência de suplementação orçamentária para este Edital.  
16.2. Os suplentes poderão ser convocados até o final do ano de lançamento do Edital ou na medida  
em que houver disponibilidade orçamentária.  
16.3. A convocação dos suplentes obedecerá à ordem da lista classificatória, respeitando o disposto no  
item 3.3.1 e 3.7.1.  
17. RECURSO DAS DECISÕES  
21  
17.1. Caberá um único recurso a ser enviado uma única vez da Ata da Comissão de Seleção de  
Projetos e um único recurso a ser enviado uma única vez da Ata da Comissão de Análise da  
Documentação, no prazo de 03 (três) dias úteis da publicação no D.O.E. da respectiva ata.  
17.1.1.  
No recurso não será aceita a apresentação de novos documentos.  
17.2. Havendo recurso apresentado contra a Ata da Comissão de Seleção de Projetos, caberá o prazo  
de 3 (três) dias úteis da publicação no D.O.E., da respectiva ata para contrarrazões;  
17.3. Serão aceitos os recursos enviados até as 23:59:59 (horário de Brasília) da data estipulada no  
item 17.1, exclusivamente através do sistema de inscrição www.fomento.sp.gov.br.  
17.3.1.  
Serão aceitas as contrarrazões enviadas até as 23:59:59 (horário de Brasília) da  
data estipulada no item 17.2 exclusivamente através do sistema de inscrição  
17.3.2.  
Não será aceito nenhum recurso protocolado nesta Secretaria, recebido por via postal ou  
correspondência eletrônica.  
17.4. Compete ao Chefe de Gabinete julgar definitivamente os recursos.  
17.5. As decisões serão publicadas no D.O.E., cabendo ao proponente interessado acompanhar as  
publicações.  
18. FORMA E PRAZO PARA PAGAMENTO DO PROJETO  
18.1. O valor do respectivo projeto aprovado será depositado integralmente em conta corrente aberta  
no Banco do Brasil, em conformidade com o Decreto Estadual nº 62.867/2017 e 66.000/2021.  
18.2. A efetivação do pagamento estará condicionada à consulta no Cadastro Informativo dos Créditos  
não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais do Estado de São Paulo CADIN ESTADUAL.  
18.2.1.  
Não estando em situação regular no CADIN ESTADUAL para a efetivação do  
pagamento, o proponente terá o prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos a partir da  
comunicação da Secretaria para providenciar sua regularização, sob pena de rescisão  
contratual.  
22  
18.3. O proponente deverá realizar aplicação financeira do aporte e os rendimentos deverão ser  
utilizados na realização do projeto. A aplicação deverá ser de curto prazo, liquidez imediata e com  
classificação baixo risco, como por exemplo, em caderneta de poupança.  
18.4. Havendo saldo remanescente após a conclusão do projeto, o proponente deverá providenciar,  
com anuência da Secretaria, o recolhimento dos valores para o Fundo Especial de Despesa.  
18.5. O prazo para pagamento é de 60 (sessenta) dias da assinatura do Termo de Execução Cultural.  
18.6. O pagamento está condicionado à disponibilidade Orçamentária e Financeira.  
19. COMPROVAÇÃO DE EXECUÇÃO DO PROJETO  
19.1. Para fins de comprovação da execução do projeto selecionado e contemplado, o proponente  
deverá enviar à Secretaria, conforme cronograma aprovado:  
19.2. Para fins de comprovação da execução do projeto selecionado e contemplado, o proponente  
deverá enviar à Secretaria, conforme cronograma aprovado:  
a) Relatório Final, conforme Anexo VIII.  
b) Notas fiscais, caso haja aquisição de equipamentos.  
c) Informativo de despesas, conforme Anexo IX, detalhando os gastos efetuados na execução  
do projeto.  
d) Comprovação da divulgação dos apoios do Governo Federal, Política Nacional Aldir Blanc,  
Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria e o FOMENTO CULTSP, em todo o material  
produzido por meio deste Edital, de forma oral e escrita e demais formas acessíveis, conforme  
regras previstas no Manual de Identidade Visual, disponível no site www.proac.sp.gov.br  
e) Declaração das instituições culturais e/ou dos responsáveis pelos locais onde as atividades  
previstas no projeto foram realizadas, quando couber, conforme Anexo X.  
f) Cópia do e-mail recebido do Departamento de Comunicação da Secretaria, constando a  
aprovação do material de divulgação do projeto.  
g) Caso necessário, a Secretaria poderá solicitar documentos adicionais que julgar pertinentes,  
para a comprovação da execução do projeto.  
h) A forma de entrega da documentação acima, bem como os prazos, está descrita no item 20.  
20. ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO, FORMA E PRAZOS DE ENTREGA DA CONCLUSÃO DO  
PROJETO  
23  
20.1. O projeto deve ser realizado de acordo com as características definidas por ocasião da inscrição.  
20.2. A Secretaria acompanhará a execução do projeto por meio do gestor indicado e nomeado em  
publicação efetuada no D.O.E., o qual atestará a realização do projeto, podendo solicitar  
informações ao proponente, a qualquer momento.  
20.3. O proponente deverá enviar à Secretaria, no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos após a  
execução do projeto, a documentação constante no item 19.  
20.4. O gestor do projeto definirá a forma de envio dos documentos e informará o proponente por  
correspondência eletrônica após a assinatura do Termo de Execução Cultural.  
20.5. Não será necessária a juntada de todas as notas e/ou recibos, que deverão ser guardados por um  
período de 05 (cinco) anos, podendo ser solicitados a qualquer momento.  
20.6. Caso receba outras formas de apoio após a inscrição, o proponente deverá informar à Secretaria  
e apresentar esclarecimentos no informativo de despesas.  
20.7. São de exclusiva responsabilidade do proponente os compromissos e encargos de natureza  
trabalhista, previdenciária, fiscal, comercial, bancária, intelectual (direito autoral, inclusive os  
conexos, e propriedade industrial), classificação indicativa, bem como quaisquer outros  
resultantes do acordo objetivado neste Edital, como eventuais reivindicações de terceiros que se  
sintam prejudicados pela sua participação no presente processo de seleção, ficando a Secretaria  
excluída de qualquer responsabilidade dessa índole.  
20.8. As notificações e comunicações serão feitas pela Secretaria por correspondência eletrônica ao e-  
mail do proponente cadastrado no sistema. Caso o proponente não apresente as informações  
necessárias, a documentação referente à execução e conclusão do projeto ou apresente a  
documentação com atraso ou contendo irregularidades, será notificado para manifestar-se no  
prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis a contar da data da notificação, sob pena de reprovação e  
consequente aplicação de sanções.  
20.9. Caberá apenas um único recurso da decisão do(a) gestor(a) que reprovar as contas, no prazo de  
15 dias úteis.  
20.9.1.1.  
Compete à Coordenadora da Unidade de Fomento à Cultura julgar definitivamente  
os recursos.  
24  
20.10. O proponente deverá comunicar ao seu gestor as datas de realização de eventos previstos no  
Plano de Trabalho, para fins de acompanhamento da realização dos projetos pela Secretaria da  
Cultura, Economia e Indústria Criativas.  
21. DIVULGAÇÃO DO PROJETO  
21.1. O proponente deverá:  
21.1.1. Mencionar, de forma explícita, visível e destacada o Governo Federal, o Governo do  
Estado de São Paulo, a Política Nacional Aldir Blanc, a Secretaria da Cultura, Economia e  
Indústria Criativas e o Fomento CULTSP, no início e nos créditos das apresentações de  
forma oralizada e demais formas acessíveis; em todo material de divulgação da obra  
(impresso, virtual e audiovisual) e nos créditos da obra finalizada, conforme regras  
previstas no Manual de Identidade Visual, disponível no site www.proac.sp.gov.br.  
21.1.2. O proponente deve mencionar o apoio em entrevistas que conceder ou releases, em  
qualquer meio de comunicação, em território nacional ou no estrangeiro.  
21.2. Enviar, para fins de aprovação, o material de divulgação em formato digital referente à execução  
do projeto com no mínimo 20 (vinte) dias úteis de antecedência de sua realização ao  
Departamento de Comunicação da Secretaria, para o e-mail marketingcultura@sp.gov.br,  
contendo o número de inscrição do projeto.  
21.2.1. Deverá o proponente confirmar à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas,  
com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência, as datas e os locais de realização de  
cada da atividade do projeto, para compor a Agenda Cultural na plataforma de gestão de  
eventos culturais do Estado de São Paulo.  
21.3. Os projetos contemplados poderão ser divulgados no site www.proac.sp.gov.br, a critério da  
Secretaria.  
22. PRAZO E ALTERAÇÕES DO PROJETO  
22.1. O prazo máximo para a execução do projeto será de até 18 (dezoito) meses a contar da data do  
pagamento.  
22.2. Caso o proponente não consiga executar o projeto dentro do prazo previsto, deverá submeter à  
aprovação da Secretaria a solicitação de prorrogação do prazo de execução do projeto, com  
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antecedência mínima de 20 (vinte) dias úteis em relação à conclusão do projeto. O projeto poderá  
ser prorrogado por um período de até 60 (sessenta) dias corridos.  
22.2.1. Excepcionalmente, mediante justificativa e prévia autorização da Secretária da Cultura,  
Economia e Indústria Criativas, o prazo de execução poderá ser prorrogado, por prazo  
superior ao previsto.  
22.3. Os termos de compromisso terão vigência de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser  
excepcionalmente prorrogados, mediante justificativa e prévia autorização da Secretária da  
Cultura, Economia e Indústria Criativas.  
22.4. O proponente deverá submeter à aprovação da Secretaria eventual alteração no projeto –  
cronograma, orçamento, ficha técnica, local(is) de realização, entre outros com antecedência  
mínima de 20 (vinte) dias úteis em relação à alteração.  
22.4.1. Em hipótese alguma será admitida alteração do proponente e do objeto do projeto.  
22.4.2. Em relação ao orçamento, não haverá necessidade de solicitar aprovação da  
Secretaria quando a modificação dos valores entre os itens da planilha orçamentária  
se mantiver dentro do limite de 35% (trinta e cinco por cento), desde que não haja  
mudança no valor total do projeto. Em caso de acréscimo ou supressão de itens da  
planilha orçamentária, todavia, o proponente deverá submeter à proposta de  
alteração à aprovação da Secretaria.  
22.4.3. Em relação às cidades atendidas pelo projeto, não haverá necessidade de solicitar  
aprovação da Secretaria quando o município alterado for substituído por outro  
município da mesma Região Administrativa, com quantidade similar de habitantes.  
23. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS  
23.1. Em caso de descumprimento do objeto, total ou parcial, ou se verificada inadequação na  
execução do objeto ou na execução financeira do projeto aprovado, o contemplado estará  
sujeito a uma das seguintes sanções:  
23.1.1. Devolução de recursos em valor proporcional à inexecução de objeto verificada;  
23.1.2. Aplicação de multa, observado o intervalo de 0,5% a 10% do valor total do  
instrumento celebrado.  
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23.1.3. Suspensão da possibilidade de celebrar novo instrumento com a administração pelo  
prazo de 180 (cento e oitenta) a 540 (quinhentos e quarenta) dias.  
23.2. Se comprovada má-fé, as medidas previstas no item 23.1. poderão ser aplicadas  
cumulativamente.  
23.3. A Secretaria, na aplicação das sanções, considerará a gravidade das irregularidades  
constatadas e eventual reincidência, para fins de dosimetria da penalidade imposta, dentre as  
legalmente previstas.  
23.4. Consideram-se ainda como inadequação na execução do objeto a não divulgação do apoio  
institucional do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura,  
Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural ProAC e de seus símbolos,  
durante a execução do projeto.  
23.5. Em qualquer hipótese, a aplicação de sanções dependerá de regular procedimento  
administrativo, garantida a prévia defesa do interessado no prazo de até 05 (cinco) dias úteis a  
partir da notificação para o e-mail do contemplado e/ou publicação no D.O.E., com a respectiva  
disponibilização dos autos para consulta.  
23.6. O contemplado poderá requerer que as medidas de que trata o item 23.1. sejam convertidas em  
obrigação de executar plano de ações compensatórias de interesse público, a serem avaliadas  
pela administração pública em juízo de conveniência e oportunidade.  
24. RESCISÃO E RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DO CONTEMPLADO  
24.1. O Termo de Execução Cultural firmado entre as partes poderá ser rescindido, se descumpridas  
quaisquer disposições do Edital e respectivo Termo de Execução Cultural, ou da Lei n.º  
14.903/2024, bem como na hipótese prevista no item 13.13.  
24.2. Em relação às Cooperativas e cooperados, a constatação de superveniente prestação de trabalho  
nas condições a que alude o parágrafo 1º, do artigo 1º, do Decreto Estadual nº. 55.938/2010,  
alterado pelo Decreto nº. 57.159/2011, será causa de rescisão imediata do Termo de Execução  
Cultural firmado com a Cooperativa.  
25. INFORMAÇÕES GERAIS  
25.1. Os projetos, documentos  
e
declarações  
a
serem encaminhados são de exclusiva  
responsabilidade do proponente, não acarretando qualquer responsabilidade civil ou criminal para  
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a Secretaria, especialmente quanto às certidões apresentadas, direitos autorais e encargos  
trabalhistas. Caso seja detectada alguma falsidade nas informações e/ou documentos  
apresentados, o projeto será desclassificado imediatamente.  
25.2. As propostas contempladas deste Edital poderão ser disponibilizadas para consulta pública,  
sendo tratados confidencialmente os dados sensíveis conforme disposto na Lei Geral de Proteção  
de Dados Pessoais nº 13.709/2018.  
25.2.1. Solicitações de acesso aos projetos inscritos neste Edital, só poderão ser  
disponibilizados após divulgação do Resultado Final.  
25.3. Em caso de comprovação de inveracidade das informações prestadas, a Secretaria poderá a  
qualquer momento excluir o proponente do processo seletivo, assim como anular o Termo de  
Execução Cultural eventualmente firmado, cabendo ao proponente faltoso a devolução dos  
valores recebidos, com os acréscimos legais.  
25.4. As publicações oficiais referentes às etapas do Edital ocorrerão no Diário Oficial do Estado de  
São Paulo - D.O.E., cabendo ao proponente o acompanhamento destas.  
25.5. Os casos omissos relativos ao presente Edital serão resolvidos pelo Chefe de Gabinete da Pasta.  
25.6. Os canais de comunicação para esclarecimentos sobre o conteúdo deste edital, ou a utilização do  
sistema de inscrições, estão disponíveis no site: www.proac.sp.gov.br e deverão ser solicitados  
em até 48h do último dia das inscrições para que sejam atendidos em tempo hábil.  
25.6.1. Não serão respondidas dúvidas referentes ao contexto e elaboração dos projetos.  
25.6.2. Não serão respondidas dúvidas referentes a composição de notas específicas  
atribuídas aos projetos inscritos, haja vista, que a avaliação é de competência da  
Comissão de Seleção que não realiza atendimento.  
25.7. Integram o presente Edital:  
Anexo I Modelo de Autodeclaração Étnico-Racial  
Anexo II Modelo de Autodeclaração para pessoa com deficiência  
Anexo III Modelo de Autodeclaração para Pessoa Jurídica e Grupos ou Coletivos Sem Constituição Jurídica  
Anexo IV Declaração Grupos ou Coletivos Sem Constituição Jurídica  
Anexo V Termo de Participação  
Anexo VI Declaração de Conta Corrente  
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Anexo VII Declaração de que não possui inscrição no Cadastro Específico do INSS-CEI  
Anexo VIII Modelo de Relatório Final do Projeto  
Anexo IX Modelo de Informativo de Despesas  
Anexo X Modelo de Declaração de Atividades Realizadas  
Anexo XI Modelo de Termo de Execução Cultural Pessoa Jurídica  
Anexo XII Modelo de Termo de Execução Cultural Pessoa Física  
ETAPAS DO EDITAL  
Etapa  
Procedimento  
1
2
3
4
5
6
7
8
Inscrições  
Publicação da Lista de Inscritos  
Análise dos Projetos pela Comissão de Seleção de Projetos  
Publicação da Ata de Análise da Comissão de Seleção de Projetos  
Prazo de Recurso  
Resposta aos Recursos  
Convocatória para Envio de Documentação de Habilitação  
Análise da Documentação de Habilitação dos Selecionados e Suplentes pela Comissão de  
Análise de Documentação  
9
Publicação para Saneamento de Falhas de Documentação  
Prazo de Saneamento de Falhas  
10  
11  
12  
13  
14  
15  
16  
17  
18  
19  
Publicação da Ata de Análise da Comissão de Documentação  
Prazo de Recurso  
Resposta aos Recursos  
Convocatória para Envio de Documentação para assinatura do Termo de Execução Cultural  
Publicação do Comunicado sobre Complemento de Documentação  
Convocatória do envio de Termo de Execução Cultural  
Pagamento (após a assinatura do Termo de Execução Cultural)  
Homologação e Publicação do Resultado Final  
Publicação da Composição da Comissão de Seleção  
* Algumas etapas poderão ser suprimidas caso não tenha demanda;  
__________________________________________________  
MARCELO HENRIQUE DE ASSIS  
Secretário Executivo, respondendo pelo Expediente  
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas  
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