O que são Pontos de Cultura? 

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

 Quando o programa Cultura Viva foi criado?

O Programa Cultura Viva foi criado pelo Ministério do Turismo em 2004. A partir de 2007, com o Programa Mais Cultura, foram realizados convênios com 26 estados e 64 municípios. Em 2014, foi aprovada e regulamentada a Lei n° 13.018/2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva, com a missão de aprimorar a articulação e mobilização das redes de Pontos de Cultura e demais ações em todo o país

 Por que ser um Ponto de Cultura?

O reconhecimento como Ponto de Cultura garante uma chancela institucional importante para manutenção das ações de instituições culturais da sociedade civil, além de permitir uma importante articulação em rede. Os Pontos de Cultura selecionados por meio dos editais do Programa Cultura Viva recebem apoio financeiro para realizar projetos continuados.